domingo, 21 de agosto de 2011

Poluição - Rio Tietê pede Socorro!


Que lindo isto!

Serão geleiras ?

Eu tirei esta foto e só saí do Brasil para ir à Argentina, Uruguai e Disney!? como então?





Ah, que pena!

Estas "geleiras" não combinam com o
verde dos morros cobertos de capim
e com as árvores de uma região tropical...

então, o que parece belo, nem sempre tem uma razão bela de ser!

Sim, isto é o resultado da poluição do Rio Tietê, na estrada dos Romeiros, a caminho de uma linda cidade - Salto, antes chamada salto de Itu.



E a bela cidade e seus moradores, choram por isto
e pedem ajuda...
querem providência, conscientização!!

As fotos que eu tirei de lá são lindas, mas a espuma do rio Tietê, deveria ser apenas o resultado da queda do rio,de suas corredeiras entre as pedras,
e não da poluição e dos produtos químicos que precisam colocar para talvez tentar despoluir...


É muito triste ver isto, quando a gente pensa nas consequências e no que representa esta ESPUMA que se parece com geleiras, mas apenas reflete o frio dos corações dos homens que não estão preocupados com o alcance do prejuízo à vida,
mas apenas com seus interesses imediatos, geralmente ligados a lucros financeiros!

E a cidade linda, com um belo parque, literalmente fede, à beira do rio! Que triste isto!






Há colorido, mas não beleza aqui!








Esta gordura e detritos não são vistos apenas lá, mas em muitos rios ou riachos que banham outras cidades que conhecemos!

Precisamos nos conscientizar disto!










A  vida ainda está presente no rio Tietê !

Imaginem se pudéssemos ver outras vidas por lá, e suas águas transparentes pudessem refletir como um espelho, a vida que está ao seu redor!

Quem me conhece sabe que eu ficaria à procura de um cantinho no rio, onde a vida ainda fosse insistente e permanecesse... em sinal de esperança!
A natureza ao redor, no parque, nas árvores, tudo é muito lindo!
Vale a pena uma visita à linda cidade de Salto, próximo a Itu.
E vale a pena a gente se emocionar com o rio Tietê.
Não podemos abandonar os rios e a humanidade à sua própria sorte..ou azar depois de provar a irresponsabilidade de muitos..
Fotos e texto: Vera Alvarenga.

7 comentários:

  1. Vera, parabéns pelo blog com uma proposta de defesa do meio ambiente. As fotos provam a morte lenta do rio Tietê, não somente ele, mas vários outros rios estão morrendo devido a irresponsabilidade dos governantes, mas principalmente pela falta de educação de um povo.

    Meu hoby também é a fotografia, caso queira dar uma olhada visite o Blog Notas & Notícias, procure na lateral direita o lin "Meu Olhar".

    Com certeza voltarei em seu blog

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá,meu novo amigo,JAraújo!
    Que bom que veio ao meu quintal tomar um cafezinho comigo. Seu comentário me fez pensar agora em qual é a minha proposta de fato,neste blog..não consigo ter só uma, então, além desta em defesa ao meio ambiente, a outra, a maior, é em defesa da esperança em descobrirmos em nós,não a perfeição,mas nossa limitada humanidade e,portanto, o respeito aos limites nossos, do outro, da terra em que vivemos.
    Vou visitá-lo sim, com prazer.
    Abraço grande, Vera.

    ResponderExcluir
  3. Vera, isso é muito triste, na segunda fotografia, com suas palavras, eu já imaginava que não era algo bom.

    Ontem, imagina só, voltava de um lugar lindo aqui perto de casa, e com o transito o onibus parou num lugar, reparei que havia um canal... aiiii Vera, num ponto havia tanto, mas tanto lixo... era demais... era triste demais. E todos os moradores são os culpados. Se houver enchente, a culpa é somente dos moradores.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Saudações!
    Amiga VERA:
    A sua matéria é ótima.
    Até quando o rio Tiete vai resistir a tantas agressões? Ninguém sabe? Esse majestoso rio é uma das fontes de vida para milhares de pessoas. Um dia serpenteou distribuindo riquezas e comandando a vida e hoje o que se assiste é simplesmente um retrato angustiante. E o que é pior, as autoridades assistem a sua destruição e fingem tomar providências enérgicas usando o recurso da propaganda enganosa e a cada dia o que se vê é a gradativa agressão a um dos mais lindos dos rios brasileiro.
    Agora, na hora em que a população fizer um levante contra a investida dos péssimos usuários, das pequenas, medias e grandes indústrias poluidoras dará um basta nisso tudo.
    Parabéns pelas imagens. O seu artigo é um registro que deve ser guardado para a posteridade.
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Sissy!
    Por isto a educação desde a escola é tão importante,não é? Na TV também deveriam haver chamadas rápidas de campanhas. Em menos de 1 minuto, tanta gente iria ver,mas tanta bobagem aparece nas TVs...
    Por isto fiz aquele Projeto de mosaico com as crianças,lá em Birigui, perto da represa de Buritama.Acredito nas crianças e lá o rio ainda...ainda não é poluído. Mas como comentei, se fosse algo feito por algum político em véspera de eleição, teriam feito o maior estardalhaço.
    Beijos.Boa tarde.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lison!
    Você viu meu comentário com a Sissy? Pois olhe, é preciso mesmo conscientizar a todos, e começar pelas escolas, pelas crianças e seus familiares seria o melhor. Há projetos, como aquele do mosaico,cujo tema é " Água, fonte de Vida", que é um bom projeto, bem pensado, sem falta modéstia, mas que é apenas uma semente...deveria ter uma continuidade, as crianças deveriam ter recebido cumprimentos, pessoas deveriam enviar cartas à escola, outros projetos poderiam nascer deste! Por que esperar o rio ficar poluído lá como aqui, para acordarmos, não é mesmo?
    E existem os interesses, você sabe, que são imediatistas e satisfazem a poucos.... Mas a gente continua a remar, não é mesmo? mesmo que seja contra a maré.
    Abraço, Vera.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo ! Obrigada

Compartilhe com...