sábado, 30 de julho de 2011

Poluição no espelho d'água...



Estive ontem no Zoológico de Sorocaba pela segunda vez em 10 dias...

  Queria tirar fotos lindas naquele belo espelho dágua... No ano passado, quando estive lá, me encantei!

  Que tristeza verificar que a água estava ainda com uma nata do que parecia gordura e outros resquícios de poluição.

 

Tentei tirar fotos dos melhores ângulos, com luz correta para não evidenciar a sujeira, lamentada por todos que estavam lá.

Ao perguntar o que aconteceu, um funcionário me disse que foi uma indústria que "andou jogando sujeira na água" e que o SAAE prometeu ir colocando água limpa para ir limpando..
Tomara que seja feito logo e que empresas e indústrias que poluem este precioso líquido,sejam punidas, para que isto não volte a ocorrer!

    Não é mesmo absurdo que o ser humano precise ser punido para não continuar a cometer tal barbaridade ?

    Afinal, o mundo todo sabe da importância da água
e necessidade de a conservarmos o mais pura
possível para garantir o futuro da humanidade!





"O que vocês humanos estão fazendo conosco?"
é o que este lindo Cisne Branco deve estar se perguntando....


Sim...o que estamos fazendo?
Até onde vai a irresponsabilidade pelas consequências de nossos atos?




Fotos e texto: Vera Alvarenga

8 comentários:

  1. Vera querida, parece idiotice e chega a ser até patético! Todos os responsáveis, diretores, presidentes, enfim, são pessoas estudadas e sabem exatamente o que estão fazendo! Mesmo assim, a ganância parece deixá-los burros e cegos!
    É mesmo uma pena estragar algo tão belo! Que os responsáveis tomem logo providências e os culpados sejam punidos. Afinal, ninguém merece, né? Muito menos os animais e a natureza!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que pena que isso esteja acontecendo amiga, e ninguém se preocupe em mudar.Um lugar que devia ser preservado.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fátima! Como disse ao Edgard, não sei ao certo o que aconteceu. Tenho certeza que a prefeitura estará tomando providência, pois que na 2ª feira será mais uma comemoração do aniversário da cidade e sei que esta Prefeitura e sua administração tem feito tudo para despoluir o Rio Sorocaba. No ano passado houve inclusive um concurso "Re- tratando o rio Sorocaba" ( uma de minhas fotos foi até selecionada.)
    Espero que tudo se resolva logo e que se houver indústrias ainda poluidoras, que sejam punidas.
    Beijos e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Edgard!
    Com certeza você tem razão. Enviei um email para o jornal de Sorocaba. Com certeza breve saberemos o que aconteceu de fato. O Zoo daqui é lindo, os animais e a natureza agradeceriam se houvesse maior conscientização, além do que, é nossa obrigação cuidarmos da preservação dos recursos naturais.
    Abraço afetuoso e um bom domingo pra você!

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que acontece no Brasil de hoje se explica numa única palavra: impunidade!

    O Brasil é um país de políticos e autoridades corruptas e uma população omissa.

    Sempre me bati (e o meu blog está aí para confirmar isso) contra a homofobia e a liberdade de expressão. Só não entendo porque cerca de 2 milhões de pessoas se mobilizem por uma parada gay ou passeata sobre a liberação da maconha e ninguém faça nada contra a corrupção política e os desmandos da administração pública.

    É por isso que o lago do seu jardim zoológico está imundo. É por isso que os rios brasileiros estão morrendo. É por isso que a Mata Atlântica e o pantanal estão sendo destruídos. É por isso que a cada dia que passa aumenta a relação de animais sob o risco de extinção. É por isso que, apesar das falcatruas (esqueçamos as passadas e nos lembremos apenas do Denit), ninguém vai para a cadeia!

    ResponderExcluir
  6. Olá Roberto!
    Como vai você? sim eu sei de sua luta em seu blog em favor de uma maior conscientização. E o que me assusta, concordo com você, é mesmo a impunidade, os acordos,os benefícios que tem os que na prisão estão ligados de alguma forma a interesses de quem alimenta toda esta engrenagem.
    Eu sempre estou ligada com minha câmera ao que me emociona e ao belo.Parece supérfluo mostrar e falar tanto do que é belo. Mas, você bem sabe que o belo reflete equilíbrio e o temos dentro de nós- é bom lembrarmos isto, mostrando o belo ( ou a ausência da beleza em tudo, até nos gestos desinteressados de quem não pensa também nos que estão ao redor..). Sei que é sensível a isto, pelas fotos que você tira também, meu amigo. O belo é o ser humano em sua humanidade e não o que alguns poucos fazem com o homem, natureza e animais, em nome de seus interesses egoísticos e por causa de sua ineficiência em fazer honesta e responsavelmente, o trabalho que lhe cabe na função que abraçou.
    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Verinha

    Contece isso com freuquencia em toda parte.

    Coitados dos cisnes e de nós todos.

    Parece ser um lugar muito bonito.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Joana!
    sim, é um lugar muito bonito, mas todos estão notando com tristeza a sujeira na água. Poluição é uma coisa muito séria,não é mesmo? Afeta a todos, por isto, quando vemos que ela volta a iniciar em algum ponto onde parecia estar controlada, o melhor mesmo é reclamar e pedir providências.
    Beijos e um ótimo início de semana pra você!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo ! Obrigada

Compartilhe com...