quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Quando eles se tocavam...

Ele não a tocava mais. Não por culpa dela, ou por um motivo que ela tivesse lhe dado, se é que ser apaixonada poderia ter sido considerado um motivo, não teria lhe dado outro...
Não havia um motivo, além daquele que a vida e o tempo traz enredado na própria trama, além talvez de um segundo que fizera a diferença, que impedira o encontro verdadeiro... e agora, o sol não a iluminava mais, com seus raios dourados,como antes.
Ela seguia, mesmo assim.
Seguia, mas sentia saudades, dele, do sentimento, da alegria, da sensação de estar acima de todo o mal quando ele a vinha tocar com um gesto,com uma palavra, da certeza de estar além de qualquer erro. Ela seguia, novamente mais humana e fraca do que nunca, embora a quietude interior tivesse uma força incompreensível.
Tinha quase certeza de que agora, de um momento para o outro acordaria numa determinada manhã, com os cabelos totalmente grisalhos, envelhecida, como se o tempo todo chegasse durante uma única noite em que os seus anjos não ficassem de vigília e tivessem adormecido no colo dela, cansados como ela. Ela sabia que agora, tinha finalmente ficado velha. Não havia mais motivo para o desejo lembrar-lhe o frescor da juventude. Seu espírito aceitava o inevitável com a tranquilidade dos que se tornam sábios. Não existiam mais sonhos, e desejos melhor não tê-los! Apenas viver...embora viver não fosse menos importante, amar trazia em si a experiência da eternidade e dava um sentido mais pleno ao viver.
Apesar disto, não compreendia como seu coração ainda pulsava e batia em descompasso quando, ainda que sem nenhuma palavra vinda dele, um pequeno sinal mostrava que ele, mesmo distante onde estava, tinha naquele dia olhado pra ela. Por aquele sinal ela sabia que ele tinha estado com ela, por alguns segundos e isto bastava para fazê-la sorrir. O sorriso lhe vinha aos lábios ainda que o olhar continuasse com a tristeza dos que se deparam com o irremediável. A esperança inocente havia se perdido, talvez para sempre.
   Nossa! que pena me dá destas coisas que acontecem neste mundo tão real e cru, e onde nós complicamos ainda mais quando desperdiçamos o que é verdadeiro porque nos parece tão frágil e sem propósito. Porque somos incrédulos demais para o que é puro, nos tornamos cínicos, mentirosos ou anestesiados. Sentimentos presos em armaduras, em nome da sobrevivência somos por vezes, inconsequentes, inconsistentes, humanos demais diante de lampejos de sentimentos que lembram o que é divino! E embora desejássemos mais do divino em nossa vida, nos parece que agir ao contrário, ou é loucura ou ingenuidade demais! Será louca, ou doente? tão carente, a sensível, que tão pouco lhe baste?
   Talvez não seja o que lhe baste, mas apenas o delicado momento em que nada se pode explicar, nada é possível querer do que não se pode alcançar, nada além de presenciar um exato momento qualquer em que um milagre acontece, porque duas almas se permitiram tocar.

Texto e foto: Vera Alvarenga


4 comentários:

  1. Seus textos, suas histórias mexem com a imaginação da gente! Mas os sonhos são o nosso embalo, querida. Se não sonhar, não buscar a fantasia pra se vestir e brilhar, não poderá abastecer o mundo do coração dos poetas.

    ResponderExcluir
  2. Pois que encontremos então, uma nova fantasia para um ano novo para que possamos brilhar ainda, minha querida abelhinha.
    Um Feliz Ano Novo a você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Vera:

    Você esteve entre os meus "blogs recomendados" o ano inteiro. Não vai ser agora que vamos nos separar.

    2011 está no fim, e 2012 está chegando, carregado de sonhos. Só precisamos torná-los realidades. Vamos tentar?

    Muita saúde e paz!!!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  4. Que bom receber este seu delicado e carinhoso recado, que me sensibilizou meu querido amigo carioca.Obrigada.
    Sim, Roberto,então tá combinado. Vamos tentar!Torceremos um pelo outro.
    Com certeza, embora num ritmo mais calmo, ainda estou decidida a absorver com o olhar, a respiração e todos os sentidos, o que houver de bom e belo nesta vida, ao meu alcance ou reservado pra mim. E sou grata por tudo que puder me encantar. Saúde e paz pra você também junto daqueles que você ama! Sucesso e que possamos ter boas notícias um do outro.
    Um grande abraço, também.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo ! Obrigada

Compartilhe com...