sábado, 26 de outubro de 2013

Convido-os para minha Exposição de Máscaras...

Então, querem fazer uma viagem no tempo e vir comigo até Paraty?
1992 - minha exposição de Máscaras na Casa da Cultura.
Eu fiz o convite com aquarelado...catei as folhas secas, cipó, pedras...foi muito bom!

Meu marido estava com alguns projetos lá e eu, então, bolei esta exposição. Convidei-o também a participar com as 3 máscaras do folclore que ele tinha feito. Tinham máscaras e fotos, algumas poucas esculturas também.Máscaras do Folclore, dos Orixás, a Máscara do Rio ( que vomitava dejetos e a sujeira...rs..), e muitas outras.
O pessoal da Casa da Cultura se entusiasmou e com sua equipe, Temilton e o Diuner me ajudaram muito! Montaram até " o quarto escuro" que eu imaginava... Foi muito bom lembrar...
Nesta 1ª parte vou mostrar-lhes apenas o quarto escuro...rs...algo bem "moderno" para aquele tempo...rs...
(não ficarei triste se não gostarem, este tipo de coisa não agrada mesmo a todos os gostos...rs...
Mas na 2ª parte, garanto que tem coisas bonitas...rs....Ah! teve até um coral! e muitos turistas além dos alunos de lá e...claro de vocês!

Então, vamos lá! Logo na entrada do quarto escuro com as 6 esculturas havia um texto. Você ia andando, via as esculturas uma a uma e voltava, mas na volta as esculturas tinham, quase todas, um outro nome. É só clicar nas fotos que elas ampliam:
Vou colocar aqui as esculturas do fim para o começo, na viagem de volta do "LOUCO" (que somos quase todos nós) pois é uma mensagem com esperança...ao contrário de quando víamos as esculturas desde o início até quando a vida nos deixa loucos...rs...não se ofenda, eu disse que somos "quase" todos loucos.
1. A Loucura com seu EU dividido, que se transforma...no Louco:
2. Aprisionado ( bem, esta fica assim mesmo na ida ou na volta!...rs...

   3. A, por vezes doce, "Gaiola Dourada" que se transforma em "Prisão". Mas se o Louco acha um jeito de romper as correntes...rs...
4. Quando a cara cai - só pode cair se e quando percebemos tudo!, mas o LOUCO cheio de esperança muda as coisas e a usa como um gesto de sair "Buscando o EU"
5. O Palco da Vida ( adorei esta escultura- eram duas mulheres - a velha segurando na mão a lembrança de sua juventude...rs...Ui, quando eu fiz este trabalho eu era jovem...agora já estou nessa! E, refletido no espelho, a jovem mulher segurando uma máscara dela mesma mais bonita, ou maquiada, ou enfeitada para ser aceita e amada): O louco, claro se ele conseguiu romper as correntes, volta para o palco da vida e compreende a necessidade de suas máscaras, no bom sentido, claro ( já sei que muita gente vai dizer que não usa máscaras e vai se ofender e sei mais o que...mas cara! amigo/amiga, se quiser você pode ser aquele/a que é perfeito,  não tem rosto, ou tem um só, sempre e sempre, e sempre o mesmo jeito congelado de ser. Não quero ofender ninguém aqui!...rs...)
Outra vez só pra lembrar que a gente não foge do Palco da Vida...rs... e simplesmente porque é natural nos adaptarmos a diferentes situações, tentarmos trabalhar nossa personalidade e tentarmos não nos acomodar apenas aquilo que gostaríamos de ser, porque então seríamos sempre iguais, e sozinhos, se não levássemos os outros em consideração...

E, finalmente, o Útero/ Casulo...alguns chamam de "zona de conforto"... onde os loucos como EU, precisam se refugiar para digerir as coisas, sofrer as transformações necessárias, e muitas vezes MORRER, para poder RENASCER, como Fenix!! 


Então é isso!
Em outro post eu coloca as mais bonitinhas...rs...
Beijos aos amigos que vierem me visitar em minha exposição de alma, digo, de MÁSCARAS!!
Amo máscaras. É uma de minhas poucas, mas totalmente envolventes paixões!
Ah! que saudade me deu daqueles dias, daquele trabalho que, afinal de contas, serviu de incentivo para muitos outros e muitas outras exposições. Que pessoal legal aquele. Eles me compreenderam muito bem e foi ótimo trabalhar com eles! 

FOTOS E TEXTO: VERA ALVARENGA.

4 comentários:

  1. Eu pensei que era brincadeira pelo Halloween que em breve vai acontecer, mas adorei este post, foi uma surpresa muito interessante. Costumo almoçar num lugar que tem máscaras lindas pelas paredes, fico sempre observando os detalhes.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! não é brincadeirinha não! Eu trabalhei com máscaras durante alguns anos e foi apaixonante. Cheguei mesmo a pensar de fazer isto agora Sissy, uma nova exposição, sem precisar ganhar dinheiro e estando aposentada, apenas para pesquisar e mexer com esta arte das máscaras novamente...mas, no aptº é meio dificil e eu não ando com disposição para sair por aí em São Paulo, atrás de local para expor. Então, de qualquer modo, foi legal rever...kkk.. e mostrar para as pessoas...a arte sempre vem junto com uma reflexão. Beijo!
      Obrigada pela visita em minha exposição!...kkk

      Excluir
  2. Maravilha Vera! Você sempre um talento! Sempre surpreendente sua sensibilidade e olhar. Maravilha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Valéria! Eu adorei montar esta exposição. Há sempre 2 momentos fabulosos que fazem parte de um processo artístico, não é? e que nos trazem alegrias: aquele em que, depois de conceber a idéia, a gente está preparando tudo,durante o processo de execução, e é emocionante e muito trabalhoso, claro.
      E finalmente aquele em que a gente apresenta a idéia pronta para outros e tem a alegria de ver um resultado positivo! É bárbaro, não é mesmo? Beijo. Obrigada por ter vindo à minha exposição. Ah, vc sabe que eu tinha esquecido de colocar a última foto...o CASULO com asas de Borboleta? é a minha cara ali...kkkkk

      Excluir

Seu comentário é bem vindo ! Obrigada

Compartilhe com...